O Programa Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC) é um programa de Pós-graduação stricto-sensu em Educação, na modalidade profissional, vinculado ao Departamento de Educação do Campus I-Salvador, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), conforme Resolução do Conselho Universitário (Consu) nº 772/2010 e recomendação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) por meio da Portaria MEC n.º 1325, de 21/09/11, publicada no DOU de 22/09/11. O Gestec iniciou suas atividades no ano de 2011, com a publicação do primeiro edital de seleção de alunos regulares, cuja primeira turma começou as atividades no primeiro semestre do ano de 2012.

O GESTEC orienta-se pelas normas específicas do Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG), Estatuto e Regimento da UNEB, bem como pelo seu Regimento Interno e tem por finalidade o desenvolvimento da pesquisa aplicada em educação, a produção de conhecimentos, a formação e o aperfeiçoamento de profissionais, com foco na gestão educacional e nas práticas e processos tecnológicos pertinentes à área da educação e da sua relação com demais áreas do conhecimento.

A organização e estrutura acadêmica do Programa GESTEC preservam o significado sociocultural, crítico, multirreferencial, pluricultural, inter e transdisciplinar do processo educativo e estimula a inserção das inovações de gestão e tecnologias, fortalecendo as Áreas que constituem o seu eixo-formativo:  Área 1 – Gestão da Educação e Área 2 – Práticas e Processos Tecnológicos, conforme alteração de nomenclatura constante no novo Regimento do Programa, de acordo com o disposto na Resolução Consu Nº 1.440/2020 Publicada no DOE. de 30.12.2020, que aprovou a atualização do Regimento do Programa.

As Áreas de Concentração do GESTEC congregam as linhas de pesquisa, núcleos de estudos e produção, grupos de pesquisas, grupos de produção tecnológica e similares. Cada Área de concentração reúne os temas centrais do Programa e se constitui na via pela qual se desenvolvem as pesquisas, projetos, programas, experiências inovadoras, desenvolvimento tecnológico, processos e técnicas, produção de programas, desenvolvimento de aplicativos, de materiais didáticos e instrucionais e de produtos, entre outros.

O Programa GESTEC tem por objetivos:

  • Contribuir para a elevação da competência acadêmica, científica, técnica, tecnológica e profissional da área de educação e daqueles que atuam em redes de ensino, universidades, instituições de ensino e de pesquisa, organizações não-governamentais e outras modalidades organizacionais da sociedade civil.

  • Difundir conhecimento para a sociedade, atendendo a demandas específicas no campo da gestão e das tecnologias aplicadas à educação, com vistas ao desenvolvimento humano, social e cultural, seja no âmbito nacional, regional ou local.

  • Contribuir para a articulação entre formação profissional stricto-sensu e ambiente de trabalho em organizações públicas e privadas, por meio da aplicabilidade dos resultados de pesquisa, desenvolvimento de sistemas, metodologias, procedimentos e geração de inovação, no campo da educação e dos processos formativos com impactos sobre as diversas áreas do conhecimento.

  • Qualificar profissionais para intervir na realidade educacional do Estado da Bahia, em especial, e em outras regiões marcadas pela pobreza, pela desigualdade social e pelos desequilíbrios regionais, visando o desenvolvimento humano, a preservação dos recursos naturais e do patrimônio cultural, com o concurso da cultura, da ciência e da tecnologia, na perspectiva do desenvolvimento sustentável.

  • Ampliar e consolidar intercâmbios e parcerias com instituições nacionais e internacionais, visando à cooperação acadêmica, tecnológica e técnica.

A fim de dar curso aos seus objetivos, o GESTEC tem como Missão a formação de profissionais na área da gestão educacional e uso das tecnologias aplicadas à educação por meio da pesquisa e produção científica, socialização e aplicação do conhecimento nos sistemas de ensino.

Para a sua organização e funcionamento, o Programa utiliza como referência básica o Parecer CFE nº 977/65, aprovado pela Comissão de Ensino Superior em 03 de dezembro de 1965. Conhecido como Parecer Sucupira, este instrumento normativo institucionaliza o ciclo de formação pós-graduada no Brasil e contempla, dentre os cursos ofertados, a possibilidade de organização de cursos de mestrado e doutorado profissionais, cuja organização foi também referendada pela Portaria MEC n° 389/2017.

O GESTEC, segundo programa profissional na Área de Educação no Brasil, ao iniciar suas atividades no ano de 2011, adentrou um campo ainda em processo de construção no País, sem declinar do necessário esforço de delinear as características comuns, específicas ou singulares entre programas acadêmicos e profissionais, questão que ocupa lugar de importância na pauta da pós-graduação nacional. Desse modo, o GESTEC  cumpre a tarefa de construir programa de stricto sensu profissional bem sucedido e o faz observando as experiências de implantação de programas profissionais consolidadas em outras instituições nacionais e internacionais.

A postura e as opções adotadas pelo GESTEC estimulam reflexões sobre o seu processo de construção como um programa de pós-graduação de stricto sensu e espera contribuir também com a formação pós-graduada no Brasil, na Área de Educação. Tais reflexões vão desde os requisitos definidos nos editais de seleção para ingresso até a proposição de estratégias de formação, articuladas ao desenvolvimento de projetos de pesquisa, intervenção educacional ou social pelos discentes e docentes do Programa.

Neste sentido, o Programa busca consolidar-se com o fortalecimento dos grupos e linhas de pesquisa, em colaboração continuada com as comunidades da escola básica (nos seus vários níveis, etapas e modalidades) e do ensino superior, abarcando e realizando projetos de estudos e pesquisas de intervenção em unidades escolares da rede pública de ensino, nos institutos federais e nas universidades públicas, envolvendo gestores, docentes e técnicos dessas instituições.