O GESTEC tem atualmente, no último ano da quadrienal, um Quadro de 20 (vinte) Docentes Permanentes, 04 (quatro) Docentes Colaboradores e 02 (dois) Docentes Visitantes, cuja formação observa as exigências da Área de Educação, Modalidade Profissional, para atender às demandas acerca da Gestão e das Tecnologias Aplicadas, perspectivando o desenvolvimento de pesquisas no campo da educação, nas Áreas de Concentração do Programa. Nesse sentido,  os Docentes têm a formação inicial em: Ciências Sociais, Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências Econômicas, Ciências Contábeis, Ciência da Computação, Informática, Processamento de Dados, Pedagogia, Psicologia, Letras, Física, Geografia, Matemática, Educação Física, Educação Artística, Desenho industrial e Comunicação Visual, Administração e Direito.    

 Os exemplos de projetos vinculados aos grupos de pesquisa do GESTEC demonstram a adequação do perfil dos docentes permanentes(DP) em relação às áreas de concentração do programa. Voltados à discutir temas relativos à Gestão da Educação, os docentes desenvolvem projetos que tratam do planejamento e gestão dos sistemas de ensino no Brasil, da educação básica e superior, nas modalidades presencial ou a distância, nos diferentes etapas de ensino; desenvolvem modelo de análise das políticas educacionais com ênfase nos conceitos associados à gestão da escola, se preocupam em discutir a educação fiscal, tributária, a cidadania, o controle social e a inovação social e educacional, por meio da análise dos desafios pedagógicos na América Latina e no Caribe no século 21.

Quanto à formação, os DP/GESTEC implementam projetos que visam à formação de pesquisadores das redes de ensino da Educação Básica e Superior do Estado da Bahia; debatem políticas públicas e formação docente, com base nas experiências docentes no Pibid, discutem a ludicidade na formação de docentes dos anos iniciais do ensino fundamental. Alinhando políticas, formação e trabalho, direcionam, também, um olhar especial aos profissionais da educação, por meio de estudos sobre a qualidade de vida no trabalho na rede pública; e sobre o percurso formativos de docentes, da iniciação à profissão e sobre a profissionalização dos trabalhadores da Educação Profissional e Tecnológica.

Com o intuito de analisar a produção do conhecimento na formação de profissionais nos cursos ofertados pela Uneb/DEDC I, organizam cartografias epistemológicas, por meio da realização do estado arte da produção de conhecimento decolonial/pós-colonial na Bahia nos percursos formativos desses cursos.

Não ficam de foram os estudos sobre a diversidade, incluídos em projetos que se dedicam a investigar a inclusão e diversidade no contexto do ensino básico e superior; os fatores relevantes para compreensão do desempenho acadêmico dos estudantes cotistas da universidade; as adolescências, juventudes e experimentações artísticas no contexto escolar e as representações sociais do espaço e obstáculos na aprendizagem geográfica.

Na sua vertente mais tecnológica, os docentes do Programa atuam muito próximos da escola básica, com estudos referentes a projetos e processos educacionais e tecnológicos, dedicam-se a compreender a construção curricular a partir da emergência de conceitos e intervenções tecnológicas; as TIC em processos formativos e na educação online; as Tecnologias Digitais e práticas pedagógicas Inovadoras; a autonomia tecnológica para a docência com a produção de recursos educacionais abertos; as novas metodologias para o ensino de conteúdos computacionais, mas também apontam para a intervenção nas escolas por meio do uso do Laboratório Digital de Ensino da Matemática; do desenvolvimento de novas competências na educação básica, com o uso da robótica educacional e a impressão 3D, a qual também está sendo adotada como tecnologia importante no aprendizado de crianças deficientes visuais.

Atuando a mais de 05 (cinco) anos, os DP vinculados ao Programa, ao fim da quadrienal, pertencem, em sua maioria, aos quadros de servidores efetivos da Uneb. São docentes que possuem considerável experiência na gestão básica e universitária e em atividades de ensino, pesquisa e extensão. Ao longo dos anos, têm realizado atividades importantes de produção de conhecimento, junto aos grupos de pesquisa que lideram ou participam como pesquisadores, amadurecendo, cada vez mais, a sua produção intelectual, o que os tem tornado referências importantes para a comunidade acadêmica da graduação e da pós-graduação, nos departamento nos quais estão lotados.

No Gestec, as atividades didáticas são assumidas, prioritariamente, pelos DP do Programa, contando sempre com o auxílio de docentes colaboradores e/ou visitantes. Semestralmente, os DP ofertam os componentes obrigatórios e tópicos especiais relacionados às áreas, projetos e pesquisas desenvolvidas no âmbito do Programa. Esses mesmos docentes também orientam os discentes regularmente matriculados, desempenham funções de coordenadores do Programa, das Áreas de Conhecimento, de Projetos de Pesquisa e de Extensão; lideram os seus grupos de pesquisa, com os quais realizam encontros semanais; organizam, elaboram e divulgam suas produções intelectuais e tecnológicas, bem como participam ativamente de reuniões adminstrativas e acadêmicas (Colegiado, Áreas e Comissões), de eventos científicos, nacionais e internacionais etc.

Nos aspectos fundantes das atividades que caracterizam a Universidade, o corpo docente do GESTEC, com destaque para os DP, tem forte atuação e interação com a graduação. Dessa forma, atua em atividades de ensino, nos cursos de graduação, e em atividades de pesquisa e extensão em programas que visam à orientação do trabalho de discentes da graduação e de docentes da educação básica, tais quais: Programas de Iniciação Científica (Picin/Uneb e Pibic/CNPq), Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid/Capes) e Programa Residência Pedagógica (PRP/Capes).

Professores Permanentes

André Luiz Souza da Silva (Betonnasi)

André Ricardo Magalhaes ,

Artur Henrique Kronbauer,

Carla Liane Nascimento dos Santos,

Celia Tanajura Machado,

Claudia Paranhos de Jesus Portela,

Dídima Maria de Mello Andrade,

Fernando Luís de Queiroz Carvalho,

Ivan Luiz Novaes,

José Antônio Carneiro Leão,

José Cláudio Rocha,

Josemeire Dias Machado,

Kathia Marise Borges Sales,

Lídia Boaventura Pimenta,

Márcea Andrade Sales,

Marcius de Almeida Gomes,

Marcus Túlio de Freitas Pinheiro,

Patrícia Lessa Santos Costa,

Rosângela da Luz Matos,

Sergio Henrique da Conceição,

Tania Maria Hetkowski.

Professores Colaboradores

Celeste Maria Pacheco de Andrade,
Nadia Hage Fialho,

Professores Visitantes

Christian Esteban Miranda Jaña, da Universidade do Chile (UCHILE),

José António Marques Moreira, da Universidade Aberta de Portugal.