Atualmente, o GESTEC possui dezoito grupos de pesquisas ativos e certificados pela Instituição, cadastrados junto ao Diretório de Grupos de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) São eles: 

1) Educação, Universidade e Região (EdUReg);

2) Gestão, Educação e Direitos Humanos (GEDH);

3) Geotecnologias, Educação e Contemporaneidade (Geotec);

4) Gestão Educacional e Formação de Gestores (Nugef);

5) Modelagem Cognitiva e Ensino da Matemática (TechMat);

6) Educação ambiental, políticas públicas e gestão social dos Territórios (Gepet);

7) Forma(em)Ação (Gefep);

8) Novas economias e desenvolvimento sustentável (Criaativo);

9) Interdisciplinar de Pesquisa em Representações, Educação e Sustentabilidade (Gipres);

10) Educação, Saúde e Tecnologias (Edusaut);

11) Interculturalidades, Gestão da Educação e Trabalho (InterGesto);

12) Núcleo de Pesquisa Aplicada e Inovação (NPAI);

13) Educação, Federalismo e Controle Social (GEFeCS);

14) Educação, tecnologias, difusão do conhecimento e modelagens de sistemas sociais (DCETM);

15) Estudos e Pesquisas em Gestão, Trabalho e Educação (Lavoro);

16) Educação Especial, Inclusiva e Diversidade (Educid);

17) Narrativas Ficcionais em Design, Educação e Cultura Pop (Pop Cult);

18) Educação, Formação de Professores, Ludicidade e Processos Tecnológicos (Elufotec).

Em seus quadros, os grupos de pesquisa vinculados ao GESTEC possuem professores mestres e doutores, graduandos, mestrandos, doutorandos (orientandos e co-orientandos de outros Programas onde colaboram e também atuam os docentes do GESTEC), graduados, alunos de disciplinas especiais, mestres (egressos do GESTEC), e profissionais da educação vinculados aos sistemas de ensino, instituições municipais, estaduais e federais, presentes nos diferentes Territórios de Identidade do Estado da Bahia, nos quais o GESTEC desenvolve suas práticas de pesquisa. É importante destacar que o governo da Bahia desde 2008 adota como referência a organização político-administrativa com base nos Territórios de Identidade. Atualmente, o Estado é dividido em 27 Territórios de Identidade constituídos a partir da especificidade de cada região, de acordo com a Secretaria de Planejamento do Estado da Bahia. 

Decorre disso, o papel central dos grupos de pesquisa na produção de conhecimento e no desenvolvimento de produtos e processos apoiados na pesquisa aplicada, em suas diferentes filiações teórico-epistemológicas. De forma isolada, associada ou por intercâmbios interinstitucionais e internacionais, os grupos de pesquisa cumprem ações voltadas para o diálogo e a difusão acadêmico-científica, entre essas a realização de Fóruns, Seminários, Colóquios, Congressos e outros, além da participação em redes de estudos e pesquisas, junto a instituições parceiras do Programa.  

Neste ano de encerramento da quadrienal, estão cadastrados no Currículo Lattes dos docentes os seguintes projetos desenvolvidos nas duas Áreas de Concentração: Educação profissional e desenvolvimento territorial: análise da prática educativa da Rede Pública Estadual de Educação Profissional da Bahia; Educação Ambiental e contemporaneidade: a práxis educativa do grupo de pesquisa em Educação Ambiental, Políticas Públicas e Gestão Social dos Territórios/Gepet (2010-2020); Educação Ambiental e formação de servidores como estratégias para a uma gestão sustentável nas IES públicas; Cartografias epistemológicas: o estado da arte da produção de conhecimento decolonial /pós-colonial na Bahia e os percursos formativos dos cursos de pedagogia, ciências sociais, psicologia e filosofia do DEDC-I da Uneb; Percepções e vivências docentes em relação ao Covid-19; Quilomb-ação: comunidade de práticas de docentes de sociologia na EJA e a implementação de uma educação antirracista e afrocentrada; Formação Técnico-Pedagógica dos Instrutores Militares dos Colégios da Polícia Militar da Bahia; Planejamento e gestão dos sistemas de ensino no Brasil: gestão e financiamento da educação básica; A Profissionalização dos trabalhadores da Educação Profissional e Tecnológica: políticas, formação e trabalho; Financiamento e Precarização da Educação Básica no Estado da Bahia: construindo e analisando indicadores; A educação em saúde e sua influência nos grupos de convivência para a população idosa.; Primeiros cuidados na escola: ações educativas para o manejo em casos de acidentes e encaminhamento em situações de urgência e emergência; Investigação da influência da sala de espera enquanto estratégia de aprendizagem voltada a educação em saúde bucal; Utilização da tecnologia de impressão 3D e seu papel no aprendizado de crianças deficientes visuais; Modelo de análise das políticas educacionais com ênfase nos conceitos associados à gestão da escola: Uma exploração sobre os conceitos; Projeto Memória da Educação na Bahia – 1920 a 1980; Memória da Escola na Bahia; Innovación social y educativa: retos pedagógicos de América Latina y el Caribe em el siglo XXI; Bahia: sociedade 5.0; Marcos legais, colocando à mão na massa: Agenda 2030, 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e Direitos Humanos; Desafios da Pós-Graduação Stricto Sensu: o processo de implantação e implementação na Universidade do Estado da Bahia (UNEB); Gestão Universitária: estrutura, ação acadêmica e ação administrativa na Universidade do Estado da Bahia (Uneb); Gestão da Educação a Distância na Universidade Pública; Políticas Públicas e Formação Docente: as experiências docentes no Pibid Uneb (IC); Caminhos da/para a Docência: da iniciação à profissão docente; Políticas Públicas Educacionais, Formação e Experiências Curriculares no Exercício da Profissão Docente; A Consolidação da Política de Educação Integral no Estado da Bahia: estratégias e desafios; Projeto GESTEC/Uneb Apoio à Educação Básica; Gestão e Financiamento da Educação Superior-Universidades Estaduais; Pensamento Social de Jovens sobre Espaços Vividos no Subúrbio de Salvador/Ba; Representações sociais do espaço e obstáculos na aprendizagem geográfica; Estudos sobre produção científica na Educação de Jovens e Adultos e criação de uma Comunidade de Prática em EJA na Universidade do Estado da Bahia; Comunidade de Prática em Educação de Jovens e Adultos; Gestão da Educação: formação de pesquisadores das redes de ensino da Educação Básica e Superior do estado da Bahia; Experimentações e práticas em arte e cultura na escola; Adolescências, Juventudes e Experimentações artísticas no contexto escolar; Fatores relevantes para compreensão do desempenho acadêmico dos estudantes cotistas da Universidade do Estado da Bahia; Educação fiscal, tributária, cidadania e controle social; Narrativas Ficcionais em Design, Educação e Cultura Pop; Ladima – Laboratório Digital de Ensino da Matemática; Modelus- Metodologias de modelagem cognitiva associada as aplicações educacionais; Novas metodologias para o ensino de conteúdos computacionais; Desenvolvimento de aplicativos para a área de saúde; Educação especial, inclusão e diversidade no contexto do ensino básico e superior; Famílias de pessoas com deficiência intelectual: um estudo comparativo sobre os percursos de socialização dos sujeitos a partir das políticas de inclusão; Ludicidade, Projeto Pedagógico na Educação Básica, planejamento docente por projetos, interação pais e escola: espaços interativos na formação em serviço de professores da educação básica ensino fundamental I; Educação Ludicidade Formação Tecnologias; Tecnologia da Comunicação e Informação na geração de políticas sociais e educacionais; A Robótica educacional e impressão 3D: novas competências na educação básica; Rede de vigilância de arboviroses – cenários epidemiológicos a partir de modelagem computacional com marcadores de correlações entre municípios; A tecnologia como ferramenta de redução da desigualdade social: Metareciclagem, Robótica, Lógica de Programação e Impressão 3D com inserção de meninas e deficientes visuais; A Rádio da Escola na Escola da Rádio: Educação Científica na Rede Pública de Ensino; Geotecnologias, Educação e Contemporaneidade – Geotec; Observatório de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT): Rede Pública de Acervo Tecnológico Institucional; Agenda Acervo Digital RedePUB: História e Memória em rede de espaços públicos educativos na Bahia; Lucie – Laboratório de Usabilidade, Cultura Interfaces e Educação; K-LAB – Laboratório de Projetos e Processos Educacionais e Tecnológicos; Tecnologias digitais em rede e educação: processos cognitivos e mediação pedagógica; TIC em Processos Formativos e na educação online: Cognição e Difusão Social do Conhecimento; Autorea – Autonomia Tecnológica para a docência para a produção de recursos educacionais abertos; Construção Curricular a partir da emergência de conceitos e intervenções Tecnológicas; Tecnologias Digitais e práticas pedagógicas inovadoras: experiências e imersão na educação básica. Vale destacar que alguns docentes do Programa desenvolvem mais de um projeto e que, alguns projetos em desenvolvimento envolvem mais de um docente, como líder ou pesquisador.