O GESTEC é um Programa de Pós-Graduação em consolidação, tendo em vista os avanços conquistados até aqui. Entretanto, a comunidade do GESTEC entende que possui possibilidades para seguir avançando. Para isso, conta com a organização, a qualificação do e a produção acadêmica de docentes e do Programa, bem como a participação ativa em atividades que integram ensino, pesquisa e extensão universitárias.

De acordo com a Comissão Avaliadora da Área de Educação da Capes, na última avaliação quadrienal, o GESTEC havia titulado 181 mestres, e apresentou desempenho compatível com o conceito Muito Bom em todos os quesitos da avaliação (1 – Proposta do programa, 2 – Corpo docente, 3 – Corpo discente, teses e dissertações, 4 – Produção intelectual e 5 – Inserção social). Contudo, em decorrência da concentração da produção intelectual em alguns docentes, o CTC concedeu a nota 4, muito embora seguindo a Avaliação da Comissão de Área tenha obtido a nota 5.

Em virtude disso, o GESTEC realizou ações no período de 2017/2020 no sentido de solucionar as situações apontadas e consolidar a produção e a qualificação do Programa e seus docentes. As estratégias e objetivos identificados para tal fim foram:

  1. Organizar e estruturar o processo de planejamento permenente do Programa;
  2. Organizar o processo de autoavaliação das atividades realizadas pelo Programa, com base nas diretrizes emanadas da Comissão de Avaliação da Uneb e pela Coordenação da Área da Capes;
  3. Apoiar discentes e docentes no processo de construção e defesa dos Trabalhos de Conclusão Final de Curso;
  4. Apoiar docentes e seus orientandos no processo de publicação de resultados de pesquisas em Periódicos e Livros autorais nos extratos melhor qualificados pela avaliação Qualis-Capes, registro de produtos e geração de patentes;
  5. Proporcionar meios e recursos para a participação de discentes nos Projetos de Pesquisa implementados pelos docentes no âmbito dos Grupo de Pesquisas vinculados ao Programa;
  6. Construir os elementos necessários para a internacionalização do Programa, com a celebração de convênios com universidades e instituições de pesquisa reconhecidas de outros países;
  7. Ampliar a infraestrutura tecnológica do Programa para o enfrentamento dos desafios específicos da área de Educação e Tecnologias da Informação e da Comunicação no período pós-Pandemia da Covid-19, compreendendo ser de relevância o conhecimento e as tecnologias produzidos pelos pesquisadores do Programa e as contribuições que trazem para o desenvolvimento econômico e social da região e do país;
  8. Elaborar proposta para a oferta do Curso de Doutorado como opção de continuidade formativa aos egressos e ampliação das possibilidades de pesquisa e produção de conhecimentos novos no âmbito do Programa.

No início de 2020, com a mudança da Coordenação Geral do Programa e do grupo gestor e levando em conta os objetivos alcançados até então, o novo grupo gestor do GESTEC elaborou uma proposta de Planejamento Estratégico que, submetida à avaliação da comunidade até os meses inicias de 2021, consolidou o Plano Estratégico do GESTEC para os anos de 2021/2024. A elaboração do Plano utilizou como referência a missão, visão e valores do GESTEC, a saber:

MISSÃO

Formação de profissionais na área da gestão educacional e uso das tecnologias aplicadas à educação por meio da pesquisa e produção científica, socialização e aplicação do conhecimento nos sistemas de ensino.

VISÃO

Estar comprometido com a formação de pesquisadores e profissionais na área da gestão educacional e inserção das inovações de gestão e tecnologias aplicadas à educação, com participação no desenvolvimento das regiões onde atua.

VALORES

Ação com ética. Socialização do conhecimento. Compromisso na solução de problemas nos sistemas de ensino. Responsabilidade com a inovação.

A elaboração do plano estratégico contou com a participação dos docentes, técnico-administrativos e estudantes, em atenção à sua estrutura acadêmica, composta pelas Áreas de Concentração do Programa, as quais desenvolvem suas ações de forma a preservar o significado sociocultural, crítico, multirreferencial, pluricultural, inter e transdisciplinar do processo educativo e estimular a inserção das inovações de gestão e tecnologias, observando os objetivos do Programa.

Como parte da metodologia de elaboração do Plano Estratégico, a comunidade do GESTEC elaborou um diagnóstico do Programa, a partir da identificação de seus pontos fortes e oportunidades, assim como dos seus pontos fracos e desafios, conforme se pode ver a seguir:

 PONTOS FORTES

  • Programa oferecido por Universidade Pública.
  • Curso com temáticas contemporâneas e inovadoras.
  • Reconhecimento pela comunidade interna e externa.
  • Pesquisas e geração de produtos inovadores.
  • Comprometimento do corpo docente.
  • Fluxo formativo e de integralização regular.
  • Oferta regular de disciplinas optativas.
  • Promove eventos científicos e técnicos, com participação de grupos de pesquisa nacionais e internacionais.
  • Apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Ensino de Pós-Graduação (PPG) e do Departamento de Educação (DEDC) – Campus I nas ações do programa;
  • Possibilidade para credenciamento de novos docentes em atenção aos critérios estabelecidos por normas vigentes.

OPORTUNIDADES

  • Integração com a educação básica e educação superior, nos Territórios de Identidade do Estado.
  • Qualificação de professores, gestores e outros profissionais da Educação;
  • Reconhecimento pela comunidade externa local.
  • Reconhecimento acadêmico e científico do GESTEC em âmbito nacional e Internacional.
  • Oferta de estágio em nível Pós-Doutoral.
  • Participação do GESTEC nos Fóruns Nacionais.
  • Parcerias com outras IES para ações de pesquisa e produção intelectual.
  • Consolidação de Políticas de Pós-Graduação na Uneb.
  • Apoio da Universidade, via a PPG, com a implementação de Programas que auxiliam a disponibilidade de professor visitante, publicação em periódicos, apoio a procedimentos para publicações e outros recursos financeiros.
  • Articulação com a Secretaria de Ciência Tecnologia e Inovação – SECTI e FAPESB.
  • Uso da mediação tecnológica na educação.
  • Articulação com outros sistemas, especialmente na área de saúde, cultura, meio ambiente, direitos humanos.
  • Potencial de criação do curso de Doutorado GESTEC.

 PONTOS FRACOS

  • Inconstância da disponibilidade de recurso orçamentário e financeiro para implementar a infraestrutura tecnológica (dispositivos e software).
  • Redução do apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa estadual à pós-graduação da Modalidade Profissional.
  • Não realização de concurso público para provimento de equipe técnica.
  • Execução parcial da política concernente ao provimento e fixação de equipe técnica.
  • Ausência do apoio das Agências de Fomento federais à pós-graduação da Modalidade Profissional.
  • Falta de apoio estratégico para ampliação da publicação em periódicos.
  • Dificuldade na implementação das parcerias internacionais.
  • Fragilidade na política de acompanhamento do egresso.
  • Retração das instituições quanto a socialização dos resultados das pesquisas (produtos) desenvolvidas no Programa.
  • Laboratórios com baixa capacidade para atendimento à Pesquisa e Desenvolvimento para as duas áreas de concentração.

AMEAÇAS

  • Ausência de fomento federal para a Pós-graduação stricto sensu
  • Atrasos na aprovação de legislação estadual na Área da Inovação.
  • Constante contingenciamento de recursos destinados à educação superior, ciência e inovação.
  • Instabilidade e inconstância das normas que disciplinam a pós-graduação stricto sensu.
  • Ausência de parâmetros regulatórios equânimes para a pós-graduação stricto sensu

Dessa forma, para o período de 2021 a 2024, foram propostas 11 Metas e a elas ações correspondentes.

Meta 1 – Ampliar a publicação de resultados de pesquisas realizadas pelos pesquisadores do Programa em Periódicos e Livros autorais nos estratos melhor qualificados pela avaliação Qualis-Capes, registro de produtos e geração de patentes, em até 50%, cumprindo previsão estabelecida no Regimento Geral do Programa.

Ações:

  1. Captar recursos financeiros voltados para a Publicação de resultados de pesquisas realizadas por docentes e discentes do Programa.
  2. Analisar as rotinas adotadas pelos docentes para acompanhar o processo de publicação de resultados de pesquisas dos discentes.
  3. Designar, por Ato Administrativo da Coordenação do GESTEC, Comissão de Publicações, para acompanhar e orientar a produção do Programa.
  4. Organizar Grupo de Trabalho com representantes das áreas de concentração do Programa com o objetivo de realizarem levantamento dos periódicos qualificados da área de Educação, com a finalidade de identificar e divulgar, junto aos docentes e discentes, chamadas abertas para dossiês ou de fluxo contínuo que tratem de temas abordados pelas pesquisas desenvolvidas no âmbito do Programa.
  5. Captar recursos financeiros para a tradução em inglês de artigos de docentes que possuem maior experiência e publicações nos estratos mais avançados da avaliação Qualis-Capes, no último quadriênio, a serem encaminhados a periódicos Qualis A, internacionais, a partir de programas e linhas de financiamento de incentivo a publicações da Uneb ou de outras instituições.
  6. Promover a formação de docentes para registro de produtos e geração de patentes, por intermédio da Agência Uneb de Inovação (AUI), a partir dos resultados das pesquisas desenvolvidas no âmbito do Programa.
  7. Elaborar documento orientador aos docentes e discentes para registro de produtos e geração de patentes de resultados das pesquisas que deram origem a produtos inovadores, com possibilidades da utilização da Computação Ubíqua, em parceria com a AUI.
  8. Elaborar proposta para as bases de uma política de incentivo à produção de produtos e patentes em articulação com a Agência UNEB de Inovação e o Parque Tecnológico da Bahia/SECTI.
  9. Avaliar registro de produtos e geração de patentes de docentes do Programa resultantes das pesquisas que deram origem a produtos inovadores, utilizando como referência a relação com o impacto e caráter inovador da produção intelectual do programa.
  10. Participar da implantação e atualização da proposta de política de incentivo à produção de produtos e patentes da UNEB.

Meta 2 – Monitorar o cumprimento de prazos previsto para exames de qualificação e defesas dos Trabalhos de Conclusão de Cursos em até 100% dos alunos ativos do Programa.

Ações:

  • Monitorar, semestralmente, junto às áreas e aos docentes do Programa, o processo de orientação e construção dos Trabalhos de Conclusão de Cursos.
  • Solicitar, periodicamente, às áreas, levantamento da situação dos discentes junto ao Programa, quanto ao período para o exame de qualificação e defesa.
  • Acompanhar, trimestralmente, junto às coordenações de área, a situação dos discentes com status diferenciado no processo de integralização do curso e realização da pesquisa.
  • Avaliar, nas Linhas de Pesquisa, as demandas e adequações às propostas de TCC que implicam visitas de campo e adequá-las ao contexto do Covid-19, enquanto durar a Pandemia;
  • Analisar, junto aos docentes os resultados alcançados a partir das adequações realizadas nas propostas de trabalho discentes que implicavam visitas de campo, adaptadas e adequadas ao contexto do Covid-19, enquanto durar a Pandemia.
  • Promover reuniões com docentes e discentes com vistas a produzir informações sobre a oferta de ensino mediado por tecnologias no âmbito do Programa, antes e durante a Pandemia do Covid-19.
  • Aprimorar a oferta de ensino mediado por tecnologias no âmbito do Programa.
  • Formar comissão com representantes das duas áreas do Programa, com a finalidade de elaborar proposta de criação de Incubadora de produção de objetos de aprendizagem e plataforma de ensino.
  • Elaborar proposta de criação de incubadora de produção de objetos de aprendizagem e plataforma de ensino, diversificando as possibilidades didático-pedagógicas disponíveis, ampliando e potencializando as possibilidades didático-pedagógicas às Redes de Ensino, em especial da Educação Básica.

Meta 3 – Vincular a participação de discentes do Programa nos Projetos de Pesquisa implementados pelos docentes, por turma de ingresso, em até 100% ao final de cada semestre letivo.

Ações:

  • Vincular os projetos de pesquisa e produções dos discentes em processo de orientação aos projetos de pesquisa desenvolvidos pelos docentes pesquisadores conforme temáticas discutidas nos Grupos de Pesquisa.
  • Reafirmar, junto aos docentes, a necessidade de eles inscreverem projetos de pesquisa, que envolvam a participação de discentes, junto aos editais internos da universidade ou a agências de fomento à pesquisa científica em nível nacional ou internacional.
  • Alinhar os projetos de pesquisa dos discentes ingressos no Programa aos dos seus professores orientadores, a fim de consolidar e aprofundar a produção de conhecimento no âmbito dos Grupos de Pesquisa.
  • Captar, junto à instituição, parceiros ou agências de fomento de pesquisa, recursos para financiamento de projetos de pesquisas de docentes vinculados ao Programa.
  • Submeter Projetos de Pesquisa e de Inovação, com participação de discentes, em Editais de fomento internos e externos à UNEB.
  • Conceder bolsas de pesquisas a discentes do Programa, com vistas a estimular a sua participação em projetos de pesquisa coordenados por docentes e vinculados aos Grupos de Pesquisa do Programa.
  • Encaminhar à instituição, parceiros ou agências de fomento, projetos e propostas de descentralização de recursos para financiamento de projetos de pesquisas de docentes vinculados ao Programa.

Meta 4 – Elaborar plano de formação continuada (atualização acadêmica) dos docentes permanentes até o final do ano de 2021, com previsão até 2024.

Ações:

  • Criar Grupo de Trabalho para elaborar Plano de formação continuada (atualização acadêmica) dos docentes permanentes do Programa.
  • Planejar as saídas de docentes para a realização de estágios pós-doutorais e engajamento em semestres sabáticos, conforme possibilidades constituídas a partir das suas carreiras profissionais, elaborando cronograma de formação, no Colegiado do Programa.
  • Ampliar a participação de docentes do Programa em programas acadêmicos internos da instituição (Iniciação Científica, extensão, ações afirmativas)
  • Ampliar a relação do GESTEC com Programas de Pós-graduação e instituições de Pesquisa, a Educação Básica e a comunidade externa em geral
  • Estimular a participação de docentes em eventos científicos da área, com a apresentação de trabalhos.

 Meta 5 – Ampliar e modernizar a infraestrutura tecnológica do Programa em até 80% ao final do período de 2021/2024

Ações:

  • Analisar os potenciais desafios da Educação e das Tecnologias da Informação e da Comunicação durante e após a Pandemia da Covid-19 e suas interfaces como o conhecimento e as tecnologias produzidos pelas pesquisas do Programa e as contribuições dos resultados alcançados pelo Programa para o desenvolvimento econômico e social do país.
  • Captar, junto à instituição ou agências de fomento de pesquisa, recursos para a ampliação e melhoria da infraestrutura tecnológica do Programa.
  • Encaminhar aos órgãos competentes, proposta de discussão com vistas à ampliação das instalações do Programa.
  • Criar Grupo de Trabalho para identificar os desafios da Educação e das Tecnologias da Informação e da Comunicação, durante e após a Pandemia da Covid-19, e suas interfaces como o conhecimento e as tecnologias produzidos pelas pesquisas do Programa, no sentido de fornecer aos pesquisadores do Programa elementos subsidiários às suas pesquisas e produções e dimensionar as contribuições das pesquisas resultantes do GESTEC para o desenvolvimento econômico e social do país.
  • Identificar em estudos e pesquisas, realizados por diferentes áreas de conhecimento, os principais desafios para a área de Educação e Tecnologias da Informação e da Comunicação no período pós-Pandemia da Covid-19.
  • Apresentar propostas e projetos à instituição ou agências de fomento de pesquisa, recursos para a ampliação e melhoria da infraestrutura tecnológica do Programa.
  • Ampliar os serviços de internet e das ferramentas tecnológicas disponibilizadas para o Programa.
  • Ampliar espaços físicos do Programa para aulas, orientações e grupos de pesquisa.
  • Identificar fontes disponíveis para a captação de recursos para a ampliação e melhoria da infraestrutura tecnológica do Programa.
  • Sugerir formação e apoio aos docentes em relação às atividades de ensino ofertadas por mediação tecnológica.
  • Avaliar as possibildades e potencialidades de oferta de ensino mediado por Tecnologias Ditigiais no âmbito do Programa

 Meta 6 – Ampliar e atualizar o quadro de docentes do Programa em até 30%.

Ações:

  1. Realizar, periodicamente, levantamento junto às áreas do Programa sobre a necessidade de credenciamento de novos docentes.
  2. Nomear Comissão com Docentes Internos e Externos à Uneb, seguindo as normatizações da Resolução Consu Nº 297/2017 e Portaria Capes Nº 81/2016 para avaliar credenciamentos, (re)credenciamento e (des)credencimento de docentes do quadro permanente do programa.
  3. Publicar editais de convocação para credenciamento de novos docentes do programa, a fim de cobrir as necessidades apontadas pelas áreas de conhecimento.
  4. Formar grupo de trabalho para acompanhar novos professores ingressos no Programa.
  5. Caso haja a implementação do Doutorado no período de 2021/2024, rever a meta indicada com o credenciamento de novos docentes para este mister.

 Meta 7 – Desenvolver ações de transferência de conhecimento às redes de ensino e à comunidade externa.

Ações:

  • Fortalecer parceria com as redes de educação básica, em especial com municípios e estado da Bahia, no desenvolvimento de propositivas de mudanças e resoluções de problemas educacionais através de pesquisas aplicadas e interventivas.
  • Realizar eventos institucionais em parceria com as redes de educação básica e superior, promovendo efetiva aproximação entre os pesquisadores do programa e as redes de educação básica e superior.
  • Organizar portfólio de Produtos Tecnológico (PPT) produzidos desde a criação do GESTEC, disponibilizando-o no site do Programa, para toda a comunidade interna e externa.
  • Resgatar a memória dos TCC e atuação dos egressos, através de pesquisas aplicadas, nas redes de educação básica e superior, identificando os legados do Programa nestes espaços educativos.
  • Fazer um levantamento dos TCCs, produzidos durante a Pandemia do Covid-19, suas interfaces entre redes de educação e tecnologias e, suas contribuições nos processos de ensino e aprendizagem de alunos e professores.
  • Atualizar a página do GESTEC, postando produções de docentes e discentes, em português, inglês e espanhol (quando possível), possibilitando visibilidade nacional e internacional e, perspectivando intercâmbios entre Universidades, professores e alunos.

 Meta 8 – Implementar novas ações de internacionalização do Programa.

Ações:

  • Consolidar parceria com a Secretaria Especial de Relações Internacionais (Serint) Uneb, ampliando a proposta de internacionalização do Programa.
  • Discutir, junto ao Conselho Gestor, proposta de internacionalização do Programa com base nas diretrizes estabelecidas pela Universidade e pela Capes.
  • Construir redes institucionais, nacionais e estrangeiras, para troca de experiências e produção de conhecimento.
  • Identificar possibilidades de celebração de convênios com instituições de pesquisa de outros países.
  • Identificar universidades e instituições internacionais que desenvolvem pesquisas no âmbito da gestão e das tecnologias da educação.
  • Propor novos convênios com universidades e instituições de pesquisa reconhecidas de outros países.
  • Solicitar às Áreas de concentração propostas de redes institucionais para troca de experiências e produção de conhecimento, que possam contribuir para as pesquisas realizadas no âmbito do Programa.
  • Fortalecer redes institucionais para troca de experiências e produção de conhecimento.
  • Avaliar os convênios realizados com instituições de pesquisa de outros países.

Meta 9 – Fortalecer o processo de autoavaliação do Programa, com base nas diretrizes emanadas da Secretaria de Avaliação Institucional (Seavi) e Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PPG) da Uneb.

Ações:

  • Implementar a Autoavaliação do Programa, com base nas diretrizes emanadas da Secretaria Especial de Avaliação Institucional (SEAVI) e da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PPG) da Uneb.
  • Constituir Comissão de Autovaliação de acordo com as orientações da Instrução Normativa Conjunta SEAVI/PPG nº 02/2021.
  • Elaborar instrumentos de produção de dados para autoavaliação do Programa, com base nas orientações da SEAVI e experiência acumulada pelo Programa na última década, quando adotou instrumentos diversos para autoavaliar as atividades de docentes, discentes e demais atividades do Programa.
  • Promover reuniões com docentes e discentes e, quando houver, membros externos ao Programa, com vistas a coletar, analisar e avaliar informações sobre o funcionamento do Programa e suas implicações nas redes de educação e na sociedade
  • Implementar um Módulo no Sistema de Gerenciamento de Dados da Pós-Graduação, PANDORA, para acompanhamento sistemático dos egressos, seus impactos acadêmicos e sociais, área de atuação, inserção no mercado de trabalho, assunção de postos de liderança na administração pública ou na sociedade civil e continuidade de estudos em nível de Doutorado ou outros cursos de formação;
  • Monitorar a qualidade do processo formativo, produção de conhecimento, atuação e impacto político, educacional, econômico e social do Programa com foco na formação discente pós-graduada e na produção intelectual qualificada na perspectiva da inserção social, científica, tecnológica e profissional.

Meta 10 – Acompanhar e monitorar o Planejamento Estratégico do GESTEC anualmente, gerando relatórios de acompanhamento e (re)adequando as ações que se fizerem necessárias.

Ações:

  • Divulgar entre docentes e discentes o Planejamento Estratégico do Programa para os anos de 2021/2025.
  • Acompanhar e monitorar o planejamento anual do Programa.
  • Nomear comissão responsável pelo monitoramento do Planejamento do Programa
  • Apresentar ao Colegiado do Curso, ao final de cada semestre letivo, o cumprimento das ações previstas no planejamento reestruturando as ações previstas.
  • Apresentar, anualmente, relatório sobre o cumprimento de metas previstas no Planejamento do Programa.
  • Adequar, quando necessário, metas e ações do Planejamento do Programa.

Meta 11 – Elaborar proposta para a oferta do Curso de Doutorado como opção de continuidade formativa aos egressos e ampliação das possibilidades de pesquisa e produção de conhecimentos novos no âmbito do Programa.

Ações:

  • Com base nos resultados alcançados pelo Programa até 2021, organizar proposta de APCN para oferta do Doutorado.
  • Apresentar ao Colegiado do Curso a proposta para que o Programa escreva a APCN do Doutorado, com base nos resultados alcançados até 2021.
  • Acompanhar os trabalhos da Comissão responsável por elaborar a proposta da APCN do Doutorado.
  • Enviar a proposta de Doutorado à Capes para avaliação.
  • Avaliar os resultados apresentados pela Capes, após análise da proposta da APCN do Doutorado encaminhada pelo Programa em 2022.

Para organizar e construir o Plano Estratégico 2021/2024, o GESTEC buscou alinhar as suas metas e ações ao Planejamento da Uneb, que considera as necessidades territoriais, regionais, nacionais e se insere de forma propositiva nos debates internacionais.

Nesse sentido, o processo de planejamento no âmbito do GESTEC possui estreita relação com os procedimentos de gestão da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), os quais são implementados pelo departamento de Educação, campus I, unidade acadêmica de vínculo do Programa. Registra-se, assim, que o planejamento institucional tem como primeiro documento o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), documento que expressa o planejamento global da universidade, fundamentado na filosofia de trabalho, missão, diretrizes pedagógicas que orientam suas ações, sua estrutura organizacional e atividades acadêmicas que desenvolve e/ou que pretende desenvolver, em consonância ao que dispõe a legislação brasileira.

O PDI 2017- 2022 da UNEB dispõe que a oferta de cursos da pós-graduação stricto sensu procura atender às demandas sociais, por meio da titulação de profissionais, bem como de docentes e técnicos da própria universidade. Ressalta, ainda que as políticas conduzidas pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Ensino de Pós-Graduação (PPG) se apoiam nos grupos de pesquisa e vocações regionais expressas através das iniciativas dos departamentos em articulação às realidades locais e regionais.

A atual gestão da UNEB, iniciada em 2018, considerando o conteúdo do PDI 2017- 2022, elaborou o segundo documento de planejamento denominado Programa de Gestão 2018 – 2021 (ProGest), cujas metas e ações estabelecidas orientam a condução da gestão Instituição.  No contexto da Pós-graduação, o ProGest estabelece como principais metas: Definir indicadores para avaliação interna da Pós-Graduação; Implementar plano de apoio acadêmico para a melhoria do desempenho dos programas de pós-graduação; Fortalecer as estruturas de secretarias dos programas de pós-graduação a partir da alocação de profissionais, qualificação e apoio de recursos tecnológicos; Intensificar o processo de sistematização de informações e integração dos programas de pós-graduação aos sistemas de informações institucionais; Promover o intercâmbio de discentes dos programas de pós-graduação com instituições internacionais conveniadas; Promover a publicação da produção dos programas de pós-graduação a partir das parcerias internacionais.

O alcance das metas previstas no ProGest para as áreas de ensino de pós-graduação e pesquisa é viabilizado por meio de Programas Institucionais criados pelo Conselho Universitário (Consu), com o objetivo de apoiar a comunidade acadêmica e se utiliza dos seguintes instrumentos:

  • Auxílio financeiro para pesquisador (Proforte), via Termo de Outorga (Resolução Consu nº 856/11).
  • Concessão de auxílio financeiro a Docente Pesquisador (Programa Prodocência Universitária), mediante Termo de Outorga (Resolução Consu nº 1018/13).
  • Programa Interno de Auxílio Financeiro aos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu (AUXPPG) (Resolução Consu nº 1091/14).
  • Apoio para participação de estudantes em eventos (Resolução nº 1144/15).
  • Programa de Apoio aos Laboratórios de Ensino (ProLab) (Resolução Consu nº 1221/16).
  • Programa de Auxílio Financeiro aos Centros de Desenvolvimento, Estudos e Pesquisas da Universidade do Estado da Bahia (ProCentro) (Resolução Consu nº 1283/17).
  • Programa de Apoio aos Programas de Pós-Graduação (Propós) (Resolução Consu nº 1296/17).
  • Programa de Iniciação Científica (Picin) (Resolução Consu nº 1065/14).
  • Programa Interno de Auxílio Financeiro à Publicação em Periódicos Nacionais e Internacionais Qualificados para a Pós-Graduação Stricto Sensu (Propublic) (Resolução Consu nº 1302/17).
  • Programa Interno de Apoio a Editoração e Publicação de Periódicos Científicos da UNEB (Proep) (Resolução Consu nº 1320/18).

Quanto ao desenvolvimento de incentivo a inovação e transferência de conhecimento, o GESTEC, têm uma estreita relação com as políticas de incentivo à inovação e transferências de conhecimentos pelos seus discentes e docentes, pesquisadores que atuam nas quatro grandes linhas do Programa. De acordo com a Resolução 1.011/2013/CONSU, quando a UNEB aprovou a criação da Agência de Inovação da Uneb e de seu Regimento Interno, garantindo a execução da Política Institucional de Inovação da Uneb na contribuição, produção, proteção e transferência de conhecimento à sociedade. No mesmo ano a Resolução 1.014/CONSU aprova a Política de Propriedade Intelectual da Inovação e Transferência de Tecnologia da Uneb para outras instituições públicas e privadas.  Em 2014, aprova a Resolução 1.073/CONSU para o Programa Institucional de Bolsas de Apoio à Tecnologia e Inovação (PIBATI).

A Agência, em acordo com a Base Legal Lei n. 9.279 de 1996, que trata de Propriedade Industrial, destaca sobre o Direito Autoral, o qual protege um grupo vasto de manifestações artísticas, estabelecendo sobre quais são as produções humanas que devem ser protegidas. Também destaca que o Direito Autoral não necessita de registro, mas podem ser ampliados à política de incentivo à inovação, à transferência de conhecimentos e impactos sociais e acadêmicos, à consolidação de programas científicos, neste caso o GESTEC, aos planos de atualização docente (para os professores do Programa e para os professores de outras IES ou da Educação Básica), à participação de sujeitos nos Planejamentos Estratégicos de escolas, secretarias e outros órgãos relacionados ao desenvolvimento da ciência, inovação, tecnologia e sociedade, São compreendidos, nesta Lei, como objetos de proteção autoral produzidos no GESTEC, os seguintes elementos: Patentes, Registro de Softwares, Programas de Computador, Textos (literários, artísticos, científicos, conferências, alocuções, palestras, minicursos etc.); Coletâneas, compilações, antologias, enciclopédias, dicionários, verbetes, base de dados e outras que sejam consideradas obras de criação intelectual devido à forma de seleção, organização ou disposição; Museu Virtual; Composições musicais (com ou sem letra, populares ou eruditas); Audiovisuais inclusive as cinematográficas e Coreográficas; Desenhos, pinturas, gravuras, esculturas, ilustrações e demais artes plásticas;  Obras dramáticas, dramático-musicais e de teatro gestual; Fotografias ou outras formas análogas a esta;  Cartas ou mapas geográficos; Projetos, esboços e obras plásticas, topografia, cenografia, engenharia, geografia e ciência.

Desta forma, a Agência Uneb de Inovação (AUI) tem por objetivo a produção, proteção e transferência do conhecimento voltadas à inovação, propriedade intelectual e transferência de tecnologia, em especial oriunda da produção intelectual de docentes pesquisadores da Universidade. A AUI atua na perspectiva de identificar e apoiar o desenvolvimento de tecnologias inovadoras, proteger a propriedade intelectual, promover a transferência de conhecimento e estimular a interação entre a Instituição e a sociedade, visando contribuir para o desenvolvimento social e econômico do Estado da Bahia.  Inciativa que coaduna com a natureza da pesquisa aplicada desenvolvida no âmbito do GESTEC.

A Uneb celebrou acordo de Cooperação Técnica com a Secretaria de Ciência Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo do Estado da Bahia (SECTI), a fim de estimular a ação da Agência Uneb de Inovação, tendo como objeto a utilização do Espaço Colaborar, localizado no Parque Tecnológico da Bahia. Entende-se por espaço Colaborar, escritórios disponibilizados com base no modelo de compartilhamento de espaço – coworking spaces, tendo como principais características a interação e desenvolvimento de networking, além da integração de projetos em inovação. A Agência de Inovação incentiva o desenvolvimento dos projetos de Inovação com impacto social e econômico e projetos de tecnologia social e pesquisa aplicada para geração de novos produtos, processos e serviços, beneficiando 95 docentes.

O Projeto LABGROUPS – Pesquisa e Desenvolvimento de Tecnologias Avançadas, é um espaço sediado no Parque Tecnológico da Bahia para operação em formato de cowork de um laboratório compartilhado entre os principais grupos de pesquisa da Uneb para a pesquisa, experimentação de tecnologias e desenvolvimento de projetos inovadores em conjunto com institutos de pesquisa, órgãos governamentais, startups e empresas. A ênfase do LABGROUPS é ser um espaço dinâmico com foco em pesquisa e desenvolvimento conectado com o ecossistema do citado Parque Tecnológico para criar parcerias e potencializar projetos inovadores que se beneficiam da vontade empreendedora dos envolvidos em junção com os conhecimentos acadêmicos. Somado a isso, na associação desses atores, é possível uma atuação mais ampla e favorece uma maior captação de recursos em fontes de fomento de Pesquisa e Desenvolvimento como: FAPESB, EMBRAPII, MCTI, CAPES etc.