Conforme o Projeto do Curso, são disciplinas obrigatórias do Programa:

  • Gestão da Educação, Tecnologias e Redes Sociais (GTE001), com 5 créditos teóricos e 75 h/a, a ser oferecida no primeiro semestre, para todos os discentes;
  • Processos Tecnológicos, Redes Sociais e Educação (GTE002), com 04 créditos teóricos e 60 h/a, a ser oferecida no segundo semestre, para discentes vinculados à Área de Concentração II;
  • Gestão da Educação, Processos e Medidas (GTE003), com 04 créditos teóricos e 60 h/a, a ser oferecida no segundo semestre, para discentes vinculados à Área de Concentração I;
  • Pesquisa Aplicada, Desenvolvimento e Inovação I (GTE004), com 5 créditos teóricos e 75 h/a, a ser oferecida no primeiro semestre, para discentes, segundo vinculação à Área de Concentração;
  • Pesquisa Aplicada, Desenvolvimento e Inovação II (GTE005), com 5 créditos teóricos e 75 h/a, a ser oferecida no segundo semestre, para discentes segundo vinculação à Área de Concentração;
  • Pesquisa Aplicada, Desenvolvimento e Inovação III (GTE006), com 2 créditos atividade e 60 h/a, a ser oferecida no terceiro semestre, para discentes segundo vinculação à Área de Concentração;
  • Trabalho Orientado de Conclusão de Curso I (GTE007), com 4 créditos teóricos e 60 h/a, a ser oferecida no primeiro semestre, para todos os discentes;
  • Trabalho Orientado de Conclusão de Curso II (GTE008), com 4 créditos teóricos e 60 h/a, a ser oferecida no primeiro semestre, para todos os discentes;
  • Trabalho Orientado de Conclusão de Curso III (GTE009), com 4 créditos teóricos e 60 h/a, a ser oferecida no primeiro semestre, para todos os discentes;
  • Trabalho Orientado de Conclusão de Curso IV (GTE10), com 4 créditos teóricos e 60 h/a, a ser oferecida no primeiro semestre, para todos os discentes; e
  • Trabalho de Conclusão Final do Curso (GTE013), com 10 créditos atividade, perfazendo 300 horas.

As disciplinas Trabalho Orientado de Conclusão de Curso compreendem as atividades de orientação desenvolvidas na relação orientador-orientando, as quais terão início formal a partir do primeiro semestre, sendo desenvolvidas, por semestres consecutivos, até a defesa do Trabalho de Conclusão do Curso (GTE013). Nesse sentido, as sessões de orientação constituem parte integrante do processo de desenvolvimento do Trabalho de Conclusão e configuram componentes curriculares constante do currículo desde o primeiro semestre letivo, neles incluídas a realização das bancas examinadoras de qualificação e de defesa.

Estas disciplinas geram produtos acadêmicos para o orientador e para o orientando, conforme regulamentado pelo Colegiado do Curso e Diretrizes emitidas pela Área de Educação junto à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (Capes), a saber: a) ao professor-orientador, o relatório semestral do desempenho e produção acadêmica ou técnica com o mestrando; e b) ao orientando, a apresentação, nas disciplinas de Pesquisa Aplicada, Desenvolvimento e Inovação I, II e III, respectivamente: relato sobre o desenvolvimento da Proposta de Trabalho, na qual demonstre capacidade de crítica e/ou de atualização, quanto ao seu objeto de estudo e às fontes de consulta, inicialmente escolhidas (Pesquisa Aplicada, Desenvolvimento e Inovação I (GTE004)); texto relativo à revisão da literatura e metodologia de seu Trabalho de Conclusão, tendo em vista a pré-banca de qualificação (Pesquisa Aplicada, Desenvolvimento e Inovação II (GTE005)); e texto concernente ao Trabalho de Conclusão, tendo em vista a pré-banca de defesa (Pesquisa Aplicada, Desenvolvimento e Inovação III (GTE006)).

As sessões de orientação poderão ser presenciais ou a distância, por mediação tecnológica, na modalidade individual ou coletiva, correspondendo a, pelo menos, 02 (dois) encontros presenciais por semestre entre orientador e orientando. As sessões de orientação e o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão devem observar o campo temático da gestão e ou das tecnologias aplicadas à Educação, observando a Área de Concentração de vínculo do orientador e orientando, a metodologia no campo da pesquisa aplicada, em quaisquer das suas modalidades. Produções do orientador e, se pertinentes, também de outros docentes do Programa Gestec ou da Uneb, deverão servir de referencial teórico para o Trabalho de Conclusão.

O Trabalho de Conclusão poderá ser apresentado no formato de diferentes produtos, além da dissertação, ou seja, do desenvolvimento da pesquisa que dá origem ao produto educacional, a saber: patentes, registros de propriedade intelectual, projetos técnicos, publicações tecnológicas; desenvolvimento de aplicativos, softwares, materiais didáticos e instrucionais; produção de programas de mídia, editoria; relatórios finais de pesquisa, estudos de caso, relatório técnico com regras de sigilo, manual de operação técnica, protocolo experimental ou de aplicação em serviços; projeto de aplicação ou adequação tecnológica, protótipos para desenvolvimento ou produção de instrumentos, equipamentos e kits, projetos de inovação tecnológica etc.

Ao longo do curso, os discentes complementam a sua formação com a carga horária de disciplinas optativas, que na estrutura curricular do GESTEC são denominadas Tópicos Especiais, facultadas as ofertas, conforme o planejamento anual do Programa. Essas disciplinas visam oferecer elementos fundamentais de aprofundamento e/ou atualização do conhecimento em um determinado campo do saber, relativo aos projetos de pesquisa e ao Trabalho de Conclusão. Os Tópicos Especiais contemplam o campo temático das Áreas de Concentração, correspondentes, e possuem aderência com o campo metodológico da Pesquisa Aplicada, Desenvolvimento de Processos e Inovação.

Compõem o elenco de Tópicos Especiais ofertados pelo Gestec:

  • Gestão da Educação em Redes Sociais (GTE011), com 3 créditos teóricos, 45 h/a;
  • Processos Tecnológicos e Redes Sociais (GTE012), 3 créditos teóricos e 45 h/a;
  • Tecnologia e Inovação (GTE014), 3 créditos teóricos e 45 h/a;
  • Política Educacional, Gestão e Formação de Gestores (GTE015), 3 créditos teóricos e 45 h/a;
  • Educação, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (GTE016), 3 créditos teóricos e 45 h/a;
  • Cultura Digital, Redes Sociais e Games (GTE017), 3 créditos teóricos e 45 h/a;
  • Gestão do Currículo (GTE018), 3 créditos teóricos e 45 h/a;
  • Modelagem Cognitiva e Redes Sociais (GTE019), 3 créditos teóricos e 45 h/a;
  • Geotecnologias e Design (GTE020), 3 créditos teóricos e 45 h/a;
  • Educação e Gestão de Sociedades Sustentáveis (GTE021), 3 créditos teóricos e 45 h/a;
  • Educação na Contemporaneidade (GTE022), 3 créditos teóricos e 45 h/a;
  • Políticas Públicas e Gestão Escolar (GTE023), 3 créditos teóricos e 45 h/a;
  • Estudos Avançados em Epistemologia, Estética e Subjetividade (GTE024), 3 créditos teóricos e 45 h/a;
  • Políticas Públicas Direitos Humanos e Educação (GTE025), 3 créditos teóricos e 45 h/a;
  • Estudos Avançados em Epistemologia, Estética e Subjetividade II (GTE026), 3 créditos teóricos e 45 h/a;
  • Seminários Temáticos em Ensino e Pesquisa (GTE027), 3 créditos teóricos e 45 h/a;
  • Representações e Educação (GTE028), 3 créditos teóricos e 45 h/a;
  • Linguagens e Educação (GTE029), 3 créditos teóricos e 45 h/a;
  • Práticas de Escrita e a Tradição Acadêmico Científica (GTE 030), 3 créditos teóricos e 45 h/a;
  • Geotecnologias e Educação Cartográfica (GTE 031), 3 créditos teóricos e 45 h/a;
  • Teorias da Educação (GTE 032), 3 créditos teóricos e 45 h/a;
  • Pesquisa Aplicada à Gestão Universitária (GTE 033), 3 créditos teóricos e 45 h/a;
  • Educação a Distância (GTE 034), 3 créditos teóricos e 45 h/a;
  • Pesquisa Aplicada à Gestão Educacional e Escolar (GTE 035), 3 créditos teóricos e 45 h/a;
  • Modelagem Conceitual e Representação do Conhecimento para a Educação (GTE 036), 3 créditos teóricos e 45 h/a;
  • Educação, Tecnologias e Formação: Diálogos e Emergências Contemporâneas (GTE 037), 3 créditos teóricos e 45 h/a;
  • Linguagem em Geotecnologia na Educação Corporificada (GTE 038), 3 créditos teóricos e 45 h/a;
  • Tecnologias Digitais e Design Aplicados à Educação (GTE 039), 3 créditos teóricos e 45 h/a;
  • Inclusão Educacional de Pessoas com Deficiência: gestão e processos tecnológicos (GTE 040), 3 créditos teóricos e 45 h/a;
  • Teorias da Educação e Processos Tecnológicos (GTE 041), 3 créditos teóricos e 45 h/a;
  • Políticas Públicas para Educação Profissional e Tecnológica no Brasil (GTE043), 3 créditos teóricos e 45 h/a;
  • Tecnologia Assistiva e Inclusão Educacional das pessoas com deficiência (GTE044), 3 créditos teóricos e 45 h/a.